CARTA A MINHA FILHA, MAYA ANGELOU (RESENHA)

 Eu dei à luz uma criança, um filho, mas tenho milhares de filhas. Vocês são negras e brancas, judias e muçulmanas, asiáticas, falantes de espanhol, nativas da América e das ilhas Aleutas. Vocês são gordas e magras, lindas e feias, gays e héteros, cultas e iletradas, e estou falando com todas vocês. Eis aqui minha oferenda. (p. 16)

ALERTA DE GATILHOS: abuso sexual e racismo.

Dentre as melhores sensações do mundo, está a de se apaixonar por um autor logo na primeira obra que a gente lê. Tipo quando a gente conhece aquela pessoa que já bate de primeira e se torna amiga pra vida toda, sabe? Isso aconteceu comigo quando li meu primeiro livro da Maya Angelou.

Esse livro era Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, que conheci em 2020 e decidi que leria absolutamente tudo que essa mulher incrível escreveu. Essa autobiografia recebeu diversos prêmios e passou a ser uma obra aclamadíssima e é do tipo que fica pra sempre com você, difícil esquecer as palavras e os relatos dessa mulher tão forte e presente.

Pouco tempo depois dessa leitura que se tornou uma das minhas favoritas do ano de 2020, comprei Carta a Minha Filha, sem saber muito do que se tratava, mas pra quê? Era Maya Angelou, isso já era suficiente. E como era de se esperar, foi, também, uma leitura que me impactou, emocionou e entrou pra lista de melhores do ano de 2021.

Carta a Minha Filha é um livro composto por diversos textos em que Maya, através de relatos de sua vida - começando ainda na infância -, consegue nos emocionar, chocar, aconselhar, incentivar e fazer refletir. E ainda começa com um texto de ninguém mais ninguém menos que Conceição Evaristo!

O fato é que ela é de uma importância gigante pra História e guarda conselhos preciosos. Maya Angelou viveu algumas experiências traumáticas durante a infância e chegou a ficar quase 5 anos muda depois disso, a literatura foi o que trouxe de volta sua vida e ela não largou mais esse mundo desde então. Foi a primeira motorista de ônibus negra em São Francisco, EUA e ainda foi bailarina, atriz, cantora, ativista e, claro, escritora e poetisa. Não é fantástico? Isso e mais alguns detalhes ela compartilha em Carta a Minha Filha e Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola.

Maya teve seu filho muito nova, ainda adolescente, e ele foi o único. Mas esse livro é escrito pensando numa filha que ela nunca teve ou, melhor do que isso, em todas as suas filhas espalhadas pelo mundo, todas as suas seguidoras e leitoras por aí. E eu achei isso tão lindo e sensível, porque a gente sente algo muito próximo, como conselhos de mãe ou avó, aquele que sempre vem com uma história de vida junto - sempre especial, por mais que a gente já tenha ouvido mil vezes, haha.

Por mais que seja fininho, esse livro carrega uma carga muito maior do que ele. Possui alguns relatos mais fortes, outros já mais leves e até engraçados e a gente encontra até poemas da autora.

Espero ter conseguido convencer você a conhecer e se encantar com as obras de Maya, caso ainda não tenha tido esse prazer. Inclusive, Carta a Minha Filha pode ser o presente perfeito pra uma amiga leitora, digo isso porque é o tipo de livro que marca muito, principalmente, nós mulheres.

Você não pode controlar todos os fatos que acontecem em sua vida, mas pode decidir não ser diminuída por eles. Tente ser um arco-íris na nuvem de alguém. Não se queixe. Faça todo o esforço possível para modificar aquilo de que não gosta. Se não puder mudar algo, mude a maneira como pensa. Talvez você encontre uma nova solução. (p.16)

You Might Also Like

2 COMENTÁRIOS

  1. Ai, que incrível! Não vejo a hora de ler! Estou com o ebook de "Eu sei por que o pássaro canta na gaiola", e fiquei super interessada nesse também. Parece ser uma experiência de vida marcante essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você vai gostar muito, Maro! <3 Mas leia preparada porque ele tem algumas coisas pesadas, é daqueles que marcam mesmo!

      Excluir